NOVA EDIÇÃO 2022/2023

TEMA: Ética e Cidadania 

Desde 2001 que desafiamos alunos, professores, educadores e encarregados de educação, na perspetiva da promoção da utilização criativa da tecnologia, através da elaboração de desenhos digitais, no computador/tablet/telemóvel, sobre os mais diversos temas. Nesse sentido, temos dado particular relevância às temáticas relativas aos valores (amizade, liberdade, família, ética desportiva, etc.) ou à expressão gráfica de uma ideia sobre o mundo real ou imaginário em que vivemos (o que quero para a minha escola, o meu super-herói, uma cidade num planeta distante, etc.) com destaque para temáticas ligadas à Escola e ao quotidiano escolar.

A edição deste ano letivo do concurso Artistas Digitais, a XXII, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe o tema "
Ética e Cidadania" para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos).

Considerando o estabelecido nos objetivos definidos pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, no documento
Educação para a Cidadania - Linhas orientadoras, pode ler-se:

“A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade. O exercício da cidadania implica, por parte de cada indivíduo e daqueles com quem interage, uma tomada de consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de intervenção e transformação social. A cidadania traduz-se numa atitude e num comportamento, num modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.”

Assim, pretende-se que os alunos reflitam sobre os valores, atitudes e ações associados à ética e à cidadania.
- “Ética”: Como nos relacionamos com os outros, como nos comportamentos nas diversas situações do quotidiano, como classificamos as nossas atitudes (boas ou más ações);
- “Cidadania”: O que podemos fazer no meio local ou global para criarmos ou mantermos um ambiente saudável em que todos possam coabitar em harmonia e de forma sustentável.

Pretendemos que a participação neste concurso promova a reflexão em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens.
 
Os desenhos digitais devem abordar a temática recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares para computador ou tablet/telemóvel).

Não são considerados, para efeitos de Júri, os desenhos elaborados manualmente (papel) ou que, criados digitalmente, recorram a desenhos/formas pré-criadas (formas automáticas, cliparts, fotografias, outros que não sejam desenhados pelo autor do desenho).

Os desenhos vencedores serão premiados com equipamentos tecnológicos ou vales de compras, livros, diplomas e um troféu. Os professores dos alunos premiados receberão também um troféu e lembranças.

Novidade: Aproveitamos para chamar à atenção de que, a partir deste ano letivo, os alunos do 1.º e 2.º ciclos também podem concorrer ao concurso Cineastas Digitais, cujo tema é o mesmo, na categoria Vídeo Júnior. Neste concurso pretende-se que os alunos criem vídeos na temática especificada.

Consultem o regulamento do concurso (
aqui) e surpreendam-nos com a vossa criatividade.

O cartaz encontra-se disponível em: 
https://download.ccems.pt/CartazArtistasDigitais2022_2023.pdf

Prazo de envio dos desenhos: 31 de julho de 2023

Ficamos à espera dos vossos desenhos. 
Diretor do CCEMS 

Sugestões para consulta:
- https://escolaportalsorocaba.com.br/blog/como-ensinar-etica-aos-filhos/
- https://vocepergunta.com/library/artigo/read/294346-como-explicar-etica-para-as-criancas
- https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/30/o-comportamento-moral-das-criancas
- https://www.universia.net/br/actualidad/orientacion-academica/10-principios-ensinar-etica-941110.html
- https://novosalunos.com.br/etica-para-criancas/

 

Artistas Digitais - XXI edição - 2021/2022 - Premiados

As informações dos desenhos premiados/distinguidos na XXI Edição do concurso encontram-se disponíveis no blog deste site, em artistas.ccems.pt/blog.aspx  e no menu "Concurso" > "Premiados da edição 2021/2022".

Parabéns!

Leiria - 495 trabalhos
Braga - 449 trabalhos
Porto de Mós - 311 trabalhos
Oeiras - 291 trabalhos
Constância - 262 trabalhos
Castro Daire - 234 trabalhos
Valongo - 197 trabalhos
Lisboa - 197 trabalhos
Loulé - 185 trabalhos
Porto - 159 trabalhos
Partilhe este conteúdo: