Artistas Digitais - XXIII edição - 2023/2024 (NOVA EDIÇÃO)

“50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia”

 

1 - Introdução

Desde 2001 que desafiamos alunos, professores, educadores e encarregados de educação, na perspetiva da promoção da utilização criativa da tecnologia, através da elaboração de desenhos digitais, no computador/tablet/telemóvel, sobre os mais diversos temas. Nesse sentido, temos dado particular relevância às temáticas relativas aos valores (amizade, liberdade, família, ética desportiva, etc.) ou à expressão gráfica de uma ideia sobre o mundo real ou imaginário em que vivemos (o que quero para a minha escola, o meu super-herói, uma cidade num planeta distante, etc.) com destaque para temáticas ligadas à Escola e ao quotidiano escolar.

A edição deste ano letivo do concurso Artistas Digitais, a XXIII, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe o tema "50 anos de 25 de abril, Liberdade e Democracia" para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos).

2 - Destinatários

Alunos do Pré-Escolar e do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, a frequentar escolas públicas e privadas.

3 – Objetivos

a) Desenvolver a consciência cívica;
b) Alertar para a necessidade urgente de agir para transformar o nosso mundo;
c) Promover a utilização das TIC em contexto escolar;
d) Estimular a criatividade, utilizando a criação da imagem como meio de comunicação de sentimentos, ideias e valores;
e) Desenvolver capacidades de utilização das ferramentas de processamento de texto e de imagem, fundamentais para os alunos dos níveis de escolaridade abrangidos pelo concurso;
f) Assinalar o valor do exercício da democracia em liberdade no contexto contemporâneo à luz de abril de 1974.

4 - Metodologia

4.1 - A natureza dos trabalhos a elaborar

Os alunos do Pré-Escolar ou dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico participam no concurso através da execução de trabalhos de desenho digital, por si elaborados no computador/tablet/telemóvel, recorrendo a um software de edição de imagem (ex: Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares), acerca do tema "50 Anos de 25 de abril, Liberdade e Democracia”. A submissão dos desenhos deve ser feita na plataforma do concurso (http://artistas.ccems.pt). Os trabalhos deverão respeitar o tema proposto.

Não são considerados, para efeitos de Júri, os desenhos elaborados manualmente (papel) ou que, criados digitalmente, recorram a desenhos/formas pré-criadas (formas automáticas, cliparts, fotografias, outros que não sejam desenhados pelo autor do desenho).


As crianças podem concorrer com um ou mais desenhos sendo que estes devem ser criados por apenas 1 ou 2 alunos. Os desenhos podem ainda ser criados na escola ou noutro contexto que não apenas o escolar (familiar, ocupação de tempos livres, AECs, etc.).

4.2 - Como concorrer

O concurso será obrigatoriamente efetuado através da internet. Para tal, o Centro de Competência "Entre Mar e Serra" (CCEMS) disponibiliza o site: https://artistas.ccems.pt/, onde o Professor/Educador/Encarregado de Educação deverá: 
  • Registar-se caso ainda não tenha conta neste site. Este registo apenas terá de ser efetuado uma única vez, independentemente do número de alunos por quem é responsável;
  • Enviar os trabalhos a concurso, através do local assinalado no site acima mencionado, no formato .jpg ou .png, onde ficam publicados, depois de admitidos. 
A identificação de cada “artista” será realizada aquando do processo de envio do respetivo trabalho pelo adulto responsável.
É permitido concorrer individualmente, e em equipa, constituída por um máximo de 2 elementos.

4.3 – Tema

Pré-Escolar, 1.ºCEB e 2.ºCEB: “50 Anos de 25 de abril, Liberdade e Democracia”


Comemoram-se brevemente os 50 anos de um dos momentos mais importantes da história contemporânea de Portugal, a também chamada “Revolução dos Cravos”, que marcou o fim de quase outros tantos 50 anos, em que Portugal e os portugueses viveram sob um regime opressivo de uma ditadura.

Esta revolução, liderada por oficiais do exército, permitiu-nos iniciar uma nova era em liberdade e democracia. O país de então está diferente, mais moderno, aberto ao mundo, à europa e às ex-colónias, e progrediu em diversas áreas, desde a educação, à saúde, à economia, à justiça, à tecnologia, sendo hoje um exemplo de democracia consolidada.

No entanto, os desafios perduram, tornando-se fulcral ter a consciência de que a manutenção desta liberdade e democracia requer o exercício pleno da cidadania, através de uma participação ativa na sua construção, como uma obra em constante reformulação e adaptação a um futuro abstrato, que consolida o desejo de continuarmos a melhorar respeitando as nossas memórias.

O tema para a XXIII edição dos Artistas Digitais decorre da ideia de conhecer o 25 de abril de “hoje”, sob o lema “Liberdade e Democracia”, através dos olhos de uma geração que não viveu diretamente esse dia, lançando um conjunto de questões orientadoras no sentido de enquadrar o contexto expressivo, mas não limitativas da temática e imaginação dos artistas.

Assim, quando pensamos em liberdade e democracia, falamos da mesma liberdade e democracia que norteou os agentes da “revolução dos cravos”:
  • De que forma vivemos este dia passados quase 50 anos?
  • Que significado lhe atribuímos?
  • Que liberdade é esta?
  • Existe mais liberdade e democracia para além desta?
  • Qual é a cor da democracia hoje?
  • Ela tem som?
  • Sente-se? Cheira a quê?
Passados 50 anos após a revolução de abril de 1974, afigura-se um momento oportuno para nos debruçarmos sobre este momento relevante da história política e social recente.
Pretendemos que a participação neste concurso promova a reflexão dos mais novos, dos seus pais e avós em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens para o significado e importância do 25 de abril na construção da nossa sociedade.


O CARTAZ encontra-se disponível aqui ( https://bit.ly/ArtistasDigitais20232024 ). 

Novidade: Aproveitamos para chamar à atenção de que, a partir do ano letivo transato, os alunos do 1.º e 2.º ciclos também podem concorrer ao concurso Cineastas Digitais, cujo tema é o mesmo, na categoria Vídeo Júnior. Neste concurso pretende-se que os alunos criem vídeos na temática especificada. Pode consultar mais informações no site do concurso em https://cineastas.ccems.pt/

4.4 - Cronograma


Fase 1: Divulgação e abertura do concurso (dezembro de 2023)
Fase 2: Inscrições e envio dos trabalhos para o CCEMS (Até 31 de julho de 2024)
Fase 3: Apreciação pelo júri dos trabalhos concorrentes e atribuição dos prémios (setembro/outubro 2024)
Fase 4: Divulgação dos trabalhos premiados (a partir de outubro 2024)
Fase 5: Entrega dos prémios (a partir de janeiro 2025)

 

5 - Júri do concurso

O Júri será constituído por elementos da equipa do CCEMS, representantes dos parceiros, patrocinadores e artistas convidados.
 

6 - Prémios

a) Serão atribuídos equipamentos tecnológicos, ou vales de compras, aos primeiros, segundos e terceiros lugares. Os alunos premiados e os respetivos professores receberão também livros, diplomas e um troféu.
b) Os trabalhos premiados serão divulgados no site
http://artistas.ccems.pt.
 

7 - Disposições finais

O concurso será obrigatoriamente efetuado através do site http://artistas.ccems.pt.

Os participantes são responsáveis pela originalidade dos desenhos digitais submetidos, devendo garantir a sua autoria e assumir a responsabilidade resultante de reclamação de terceiros, no que diz respeito a direitos de autor.

Os direitos de autor dos desenhos submetidos a concurso são cedidos aos CCEMS e aos seus parceiros para fins educativos, de investigação e de divulgação.

Sendo este um concurso aberto ao público, os desenhos e as informações dos participantes serão utilizados para divulgação nas páginas eletrónicas, redes sociais e órgãos de comunicação social para fins informativos, bem como para eventual utilização em finalidades científicas e didáticas, divulgação pela comunidade académica, dentro do contexto escolar, e constituição de arquivo do CCEMS.

A participação neste concurso implica a concordância com os termos do presente regulamento, quer pelo aluno quer pelos seus responsáveis (pais, familiares ou tutores e professor orientador).

Questões omissas ou outras consideradas pertinentes relativamente aos desenhos serão analisadas e decididas pelo CCEMS.
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