1 - Introdução

Desde a sua criação em 1998, um dos objetivos do Centro de Competência “Entre Mar e Serra” (CCEMS) tem sido promover a mudança de atitudes e a plena integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos processos de interação na escola. Para isso, tem vindo a incentivar uma maior participação dos alunos na vida escolar e no processo de ensino/aprendizagem através de metodologias mais envolventes e motivadoras, permitidas pelo uso das TIC.
 
É neste contexto que o CCEMS promove desde 2001 “Os Artistas Digitais” com o objetivo de incentivar a criatividade das crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar ou os 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, propondo-lhes a realização de diversos trabalhos com recurso à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Ao longo de sucessivas edições procuramos promover uma utilização criativa da tecnologia como promotora da reflexão em torno dos valores fundamentais da Humanidade e da Cidadania (e.g. direitos das crianças, liberdade, …), da nossa cultura (e.g. ser português, família, etc.), do ambiente, da ética desportiva e da vida saudável.
 
A XVII edição do concurso Artistas Digitais, que estamos a desenvolver com o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e outros parceiros, propõe o tema “Sei uma história…” para as categorias Educação Pré-escolar e 1ºCEB e, para a categoria do 2ºCEB, “Cenas da Leitura”.

2 - Destinatários

Crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, de escolas públicas e privadas do território nacional

3 – Objetivos

a) Promover a leitura, enfatizando a importância da mesma como fonte de aprendizagem, do desenvolvimento do imaginário, de evasão e entretenimento;
b) Promover a utilização das TIC em contexto escolar;
c) Desenvolver a criatividade, utilizando a criação da imagem como meio de comunicação de sentimentos, ideias e valores;
d) Desenvolver capacidades de utilização das ferramentas de processamento de texto e de imagem, fundamentais para os alunos dos níveis de escolaridade abrangidos pelo concurso;
e) Estimular a capacidade criativa dos alunos das escolas abrangidas.

4 - Metodologia

4.1 - A natureza dos trabalhos a elaborar

As crianças da Educação Pré-Escolar ou dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico são convidadas a participar no concurso através da elaboração de trabalhos de desenho e texto por si construídos no computador ou tablet e da submissão dos mesmos na plataforma do concurso (http://artistas.ccems.pt). Os trabalhos deverão ilustrar o tema proposto.
 
As crianças podem concorrer com um ou mais desenhos. Poderão também concorrer noutro contexto que não apenas o escolar (familiar, ocupação de tempos livres, AECs, etc.).

4.2 - Como concorrer

O concurso será obrigatoriamente efetuado através da internet. Para tal, o Centro de Competência disponibiliza um sistema de informação onde o Professor/Educador/Encarregado de Educação deverá:  
•    Preencher a Ficha de Inscrição: Este registo apenas terá de ser efetuado uma única vez, independentemente do número de alunos de que é responsável;
•    Enviar os trabalhos a concurso, no formato jpg ou png, que ficam publicados, depois de admitidos. A identificação de cada “artista” será realizado aquando do envio do respetivo trabalho, pelo adulto responsável.

Os professores/educadores/encarregados de educação que tenham participado em edições anteriores no concurso “Artistas Digitais” deverão realizar um novo registo. 

4.3 – Temas
           - Pré-Escolar e 1ºCEB: Sei uma história… 
           - 2ºCEB: Cenas da Leitura

Para as categorias de Educação Pré-escolar e 1.º CEB propomos o tema “Sei uma história…” em que o desafio consiste na representação de momentos, personagens ou ações de uma história que escutaram ou leram num livro ou da emoção que sentiram quando a escutaram ou leram pela primeira vez. 
Aos alunos do 2.º CEB, propomos o tema “Cenas da Leitura” com uma abordagem mais centrada no ato de ler e na importância do mesmo como fonte de aprendizagem, do desenvolvimento do imaginário, de evasão e entretenimento.  

O desafio que colocamos consiste em elaborar um desenho no computador no qual sejam representadas situações relacionadas com o tema. Uma das estratégias que recomendamos vivamente é a leitura e debate, como ponto de partida para a elaboração do desenho. 

4.4 - Cronograma

Fase 1: Divulgação e abertura do concurso (dezembro de 2017);
Fase 2: Envio dos trabalhos para o CCEMS (dezembro de 2017 até ao final de junho de 2018);
Fase 3: Apreciação pelo júri dos trabalhos concorrentes e atribuição dos prémios (julho 2018);
Fase 4: Divulgação dos trabalhos premiados (a partir de julho 2018);
Fase 5: Entrega dos prémios finais (a partir de setembro 2018).

5 - Júri do concurso

O Júri será constituído por elementos da equipa do CCEMS, representantes dos parceiros, patrocinadores e artistas convidados.

6 - Prémios

a) Serão atribuídos prémios individuais e de escola aos melhores trabalhos, selecionados pelo júri a constituir para o efeito;
b) Os trabalhos premiados são divulgados no site http://artistas.ccems.pt.         

6 - Disposições finais

O concurso será obrigatoriamente efetuado através do site http://artistas.ccems.pt.
Os participantes são responsáveis pela originalidade dos desenhos submetidos, devendo garantir a sua autoria e assumir a responsabilidade resultante de reclamação de terceiros no que diz respeito a direitos de autor.
Os direitos de autor dos desenhos submetidos a concurso são cedidos aos CCEMS e aos seus parceiros para fins educativos, de investigação e de divulgação.
A participação neste concurso implica a concordância com os termos do presente regulamento, quer pelo aluno, quer pelo seu responsável (Pais, Familiares ou Tutores e professor orientador).
Questões omissas ou outras consideradas pertinentes relativamente aos desenhos serão analisadas e decididas pelo CCEMS.
 
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