1 - Introdução

Desde a sua criação, em 1998, um dos objetivos do Centro de Competência “Entre Mar e Serra” (CCEMS) tem sido promover a mudança de atitudes e a plena integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos processos de interação na escola. Para isso, tem vindo a incentivar uma maior participação dos alunos na vida escolar e no processo de ensino/aprendizagem através de metodologias mais envolventes e motivadoras, permitidas pelo uso das TIC.

É neste contexto que o CCEMS promove, desde 2001, “Os Artistas Digitais”, com o objetivo de incentivar a criatividade das crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar ou os 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, propondo-lhes a realização de diversos trabalhos com recurso à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Ao longo de sucessivas edições, procurámos promover uma utilização criativa da tecnologia como promotora da reflexão em torno dos valores fundamentais da Humanidade e da Cidadania (e.g. direitos das crianças, liberdade, …), da nossa cultura (e.g. ser português, família, etc.), do ambiente, da ética desportiva e da vida saudável.

A XIX edição do concurso Artistas Digitais, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe temas previstos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2015, que representam as prioridades globais da Agenda 2030, assinada por mais de 190 países, e a subsequente atuação cívica necessária à transformação do nosso mundo.

Considerando o período de isolamento social que vivemos, decorrente do estado de contingência decretado na sequência da pandemia provocada pelo Covid 19, decidimos abrir um tema especial, intitulado “EU, A MINHA FAMÍLIA E A COVID 19”, destinado a crianças e jovens de todos os ciclos de ensino (do Pré-Escolar ao Ensino Secundário).
 

2 - Destinatários

Alunos do Pré-Escolar e do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, a frequentar escolas públicas e privadas do território nacional.
No tema “Eu, a minha família e a Covid 19", alunos do Pré-Escolar e do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, a frequentar escolas públicas e privadas do território nacional.

3 – Objetivos

a) Desenvolver a consciência cívica;
b) Alertar para a necessidade urgente de agir para transformar o nosso mundo;
c) Promover a utilização das TIC em contexto escolar;
d) Estimular a criatividade, utilizando a criação da imagem como meio de comunicação de sentimentos, ideias e valores;
e) Desenvolver capacidades de utilização das ferramentas de processamento de texto e de imagem, fundamentais para os alunos dos níveis de escolaridade abrangidos pelo concurso.
 

4 - Metodologia

4.1 - A natureza dos trabalhos a elaborar

Os alunos do Pré-Escolar ou dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (assim como, para o tema "Eu a minha Família e o Covid 19" os alunos do 3.º CEB e do Ensino Secundário) são convidadas a participar no concurso através da elaboração de trabalhos de desenho e texto por si construídos no computador ou tablet e da submissão dos mesmos na plataforma do concurso (http://artistas.ccems.pt). Os trabalhos deverão respeitar o tema proposto.

As crianças podem concorrer com um ou mais desenhos. Poderão também concorrer noutro contexto que não apenas o escolar (familiar, ocupação de tempos livres, AECs, etc.).
 

4.2 - Como concorrer

O concurso será obrigatoriamente efetuado através da internet. Para tal, o Centro de Competência disponibiliza um sistema de informação onde o Professor/Educador/Encarregado de Educação deverá:  
  •   Preencher a Ficha de Inscrição. Este registo apenas terá de ser efetuado uma única vez, independentemente do número de alunos por quem é responsável;
  •   Enviar os trabalhos a concurso, no formato .jpg ou .png, que ficam publicados, depois de admitidos. A identificação de cada “artista” será realizada aquando do envio do respetivo trabalho pelo adulto responsável.

4.3 – Temas

- Pré-Escolar e 1.ºCEB: “Água Potável” (objetivo 6 dos ODS da ONU) ou “Energias Renováveis” (objetivo 7 dos ODS da ONU).

Os alunos do pré-escolar e do 1.º CEB são desafiados a elaborar um desenho no computador sobre um dos temas propostos, considerando o definido nos respetivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, que, resumidamente, propõem assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos e o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.


- 2.ºCEB: “Alterações Climáticas” (objetivos 12 e 13 dos ODS da ONU)

Para os alunos do 2.º CEB, o desafio consiste na produção de um desenho no computador sobre o tema “Alterações Climáticas”, considerando o definido no(s) objetivo(s) 12 e/ou 13 de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, que, resumidamente, propõem assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis e tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
 
Uma das estratégias que recomendamos como ponto de partida para a elaboração do desenho é a consulta, no site do Centro Regional de Informação das Nações Unidas, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU referentes ao respetivo tema.
 

Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário: "Eu, a minha família e a Covid 19"

Alunos de todos os ciclos de ensino são convidados a contar como é viver em isolamento social: como é que na sua família estão a encarar esta pandemia; como se estão a adaptar a esta nova realidade; o que inventaram para passar o tempo; como fazem para se divertir; o que os faz sorrir; que mensagem de esperança nos podem deixar.


4.4 - Cronograma

Fase 1: Divulgação e abertura do concurso (outubro de 2019)

Fase 2: Envio dos trabalhos para o CCEMS (01 de novembro de 2019 a 31 de julho de 2020)

Fase 3: Apreciação pelo júri dos trabalhos concorrentes e atribuição dos prémios (agosto 2020)
Fase 4: Divulgação dos trabalhos premiados (a partir de outubro 2020)
Fase 5: Entrega dos prémios (a partir de dezembro 2020)
 

5 - Júri do concurso

O Júri será constituído por elementos da equipa do CCEMS, representantes dos parceiros, patrocinadores e artistas convidados.
 

6 - Prémios

a) - Serão atribuídos equipamentos tecnológicos (computadores portáteis ou similares) aos primeiros lugares e tablets, smartphones ou outros dispositivos aos segundos e terceiros lugares. Os alunos premiados e os respetivos professores receberão também livros, diplomas e um troféu.
b) - Os trabalhos premiados são divulgados no site http://artistas.ccems.pt.

7 - Disposições finais

O concurso será obrigatoriamente efetuado através do site http://artistas.ccems.pt.

Os participantes são responsáveis pela originalidade dos desenhos submetidos, devendo garantir a sua autoria e assumir a responsabilidade resultante de reclamação de terceiros, no que diz respeito a direitos de autor.

Os direitos de autor dos desenhos submetidos a concurso são cedidos aos CCEMS e aos seus parceiros para fins educativos, de investigação e de divulgação.

Sendo este um concurso aberto ao público, os desenhos e as informações dos participantes serão utilizados para divulgação nas páginas eletrónicas, redes sociais e órgãos de comunicação social para fins informativos, bem como para eventual utilização em finalidades científicas e didáticas, divulgação pela comunidade académica, dentro do contexto escolar, e constituição de arquivo do CCEMS.

A participação neste concurso implica a concordância com os termos do presente regulamento, quer pelo aluno quer pelos seus responsáveis (pais, familiares ou tutores e professor orientador).

Questões omissas ou outras consideradas pertinentes relativamente aos desenhos serão analisadas e decididas pelo CCEMS.

O cartaz encontra-se disponível aqui

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