Se acontecer saberei o que fazer - Pré-Escolar<br/>Pré-escolarSe acontecer saberei o que fazer - 1º CEB<br/>1º CEBSe acontecer saberei o que fazer - 2º CEB<br/>2º CEB

Parabéns a todos os participantes

Entrega de prémios

Artistas digitais - XVI edição

Desde 2001 que desafiamos alunos, professores, educadores e encarregados de educação, para a promoção da utilização criativa da tecnologia, com a elaboração de desenhos sobre os mais diversos temas. Sempre demos particular relevância às temáticas relativas aos valores (amizade, liberdade, família, ética desportiva, etc.) ou expressão gráfica de uma ideia sobre o Mundo real ou imaginário em que vivemos (o que quero para a minha escola, o meu super-herói, uma cidade num planeta distante, etc.).

O desafio este ano letivo é promovermos a Educação para o Risco tendo como ponto de partida o respetivo Referencial e os objetivos e temas previstos para a Educação Pré-Escolar e os 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Assim o tema para todas as categorias é “Riscos e Proteção Civil” e o desafio é elaborar um desenho no computador ou tablet com uma representação gráfica da expressão “Se acontecer saberei o que fazer”.

A seleção dos temas, ou riscos a representar nos desenhos a elaborar pelos alunos, deve partir do “Referencial da Educação para o Risco” da Direção-Geral da Educação tendo em conta os contextos em que se insere cada escola e os interesses manifestados pelos alunos.

Para além da atuação dos docentes na promoção do debate e reflexão sobre o tema contamos, no âmbito de uma parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, com a colaboração dos Corpos de Bombeiros de todo o país, através de ações de sensibilização e demonstração de procedimentos poderão criar momentos inspiradores para as crianças e jovens que pretendam concorrer.

Os melhores desenhos serão premiados com equipamentos tecnológicos (computadores portáteis, tablets, máquinas fotográficas digitais, etc.), livros, diplomas e um troféu. As Bibliotecas Escolares das Escolas/Agrupamentos serão também premiadas com livros oferecidos pela editora Gradiva. Os professores dos alunos premiados receberão também um troféu e lembranças.

Ficamos à espera dos V/ desenhos

Bom trabalho

XII Edição Direitos da Criança

Direitos da Criança

Edições anteriores

Arquivo de trabalhos

TOP 10 de Concelhos

Oliveira de Azeméis - 127 trabalhos
Peso da Régua - 117 trabalhos
Leiria - 78 trabalhos
Oeiras - 60 trabalhos
Ponte da Barca - 38 trabalhos
Cascais - 37 trabalhos
Funchal - 34 trabalhos
Torres Vedras - 29 trabalhos
Resende - 18 trabalhos
Miranda do Corvo - 17 trabalhos
Sintra - 17 trabalhos
Ver desenhos por concelho:



Patrocinadores

  • Gradiva
  • MultiTipo
  • NORTE ESCOLAR

Parceiros

  • Direção-geral de educação
  • Assembleia da República
  • ILIDH - Universidade dos Valores
  • Fundação Calouste Gulbenkian

Patrocinadores:


Parceiros:


Apoio:


Uma iniciativa:


Direção: António Rodrigues
acr@ccems.pt

Coordenação: José Manteigas
jmfm@ccems.pt

A. gráficas: António Palmeira
artistas@ccems.pt

Programação: Cristóvão Amado
amado@ccems.pt