XXIII EDIÇÃO - 2023/2024 (NOVA EDIÇÃO)

"50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia"


Desde 2001 que desafiamos alunos, professores, educadores e encarregados de educação, na perspetiva da promoção da utilização criativa da tecnologia, através da elaboração de desenhos digitais, no computador/tablet/telemóvel, sobre os mais diversos temas. Nesse sentido, temos dado particular relevância às temáticas relativas aos valores (amizade, liberdade, família, ética desportiva, etc.) ou à expressão gráfica de uma ideia sobre o mundo real ou imaginário em que vivemos (o que quero para a minha escola, o meu super-herói, uma cidade num planeta distante, etc.) com destaque para temáticas ligadas à Escola e ao quotidiano escolar.
A edição deste ano letivo do concurso Artistas Digitais, a XXIII, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe o tema "50 anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos).


Comemoram-se brevemente os 50 anos de um dos momentos mais importantes da história contemporânea de Portugal, a também chamada “Revolução dos Cravos”, que marcou o fim de quase outros tantos 50 anos, em que Portugal e os portugueses viveram sob um regime opressivo de uma ditadura.

Esta revolução, liderada por oficiais do exército, permitiu-nos iniciar uma nova era em liberdade e democracia. O país de então está diferente, mais moderno, aberto ao mundo, à europa e às ex-colónias, e progrediu em diversas áreas, desde a educação, à saúde, à economia, à justiça, à tecnologia, sendo hoje um exemplo de democracia consolidada.

No entanto, os desafios perduram, tornando-se fulcral ter a consciência de que a manutenção desta liberdade e democracia requer o exercício pleno da cidadania, através de uma participação ativa na sua construção, como uma obra em constante reformulação e adaptação a um futuro abstrato, que consolida o desejo de continuarmos a melhorar respeitando as nossas memórias.

O tema para a XXIII edição dos Artistas Digitais decorre da ideia de conhecer o 25 de abril de “hoje”, sob o lema “Liberdade e Democracia”, através dos olhos de uma geração que não viveu diretamente esse dia, lançando um conjunto de questões orientadoras no sentido de enquadrar o contexto expressivo, mas não limitativas da temática e imaginação dos artistas.

Assim, quando pensamos em liberdade e democracia, falamos da mesma liberdade e democracia que norteou os agentes da “revolução dos cravos”:

  • De que forma vivemos este dia passados quase 50 anos?
  • Que liberdade é esta?
  • Que significado lhe atribuímos?
  • Existe mais liberdade e democracia para além desta?
  • Qual é a cor da democracia hoje?
  • Ela tem som?
  • Sente-se? Cheira a quê?

Passados 50 anos após a revolução de abril de 1974, afigura-se um momento oportuno para nos debruçarmos sobre este momento relevante da história política e social recente.

Pretendemos que a participação neste concurso promova a reflexão dos mais novos, dos seus pais e avós em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens para o significado e importância do 25 de abril na construção da nossa sociedade.

Os desenhos digitais devem abordar a temática recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares para computador ou tablet/telemóvel).

Não são considerados, para efeitos de Júri, os desenhos elaborados manualmente (papel) ou que, criados digitalmente, recorram a desenhos/formas pré-criadas (formas automáticas, cliparts, fotografias, outros que não sejam desenhados pelo autor do desenho).

Os desenhos vencedores serão premiados com equipamentos tecnológicos ou vales de compras, livros, diplomas e um troféu. Os professores dos alunos premiados receberão também um troféu e lembranças.

Consultem o regulamento do concurso (
aqui) e surpreendam-nos com a vossa criatividade.

O CARTAZ encontra-se disponível aqui ( https://bit.ly/ArtistasDigitais20232024 ). 

Prazo de envio dos desenhos: 31 de julho de 2024

Novidade: Aproveitamos para chamar à atenção de que, a partir do ano letivo transato, os alunos do 1.º e 2.º ciclos também podem concorrer ao concurso Cineastas Digitais, cujo tema é o mesmo, na categoria Vídeo Júnior. Neste concurso pretende-se que os alunos criem vídeos na temática especificada. Pode consultar mais informações no site do concurso em https://cineastas.ccems.pt/​


Ficamos à espera dos vossos desenhos. 
Diretor do CCEMS 

 EDIÇÃO 2022/2023 - TEMA: Ética e Cidadania 

Informamos que a listagem dos desenhos premiados se encontra disponível no menu Concurso > Premiados da edição 2022/2023. 
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes no concurso!

Braga - 398 trabalhos
Lisboa - 253 trabalhos
Valongo - 228 trabalhos
Funchal - 203 trabalhos
Coimbra - 201 trabalhos
Leiria - 158 trabalhos
Marinha Grande - 108 trabalhos
Porto de Mós - 102 trabalhos
Resende - 101 trabalhos
Armamar - 91 trabalhos
Partilhe este conteúdo: