Parabéns a todos os participantes

Artistas digitais - XVII edição

 

Desde 2001 que desafiamos alunos, professores, educadores e encarregados de educação para a promoção da utilização criativa da tecnologia, através da elaboração de desenhos sobre os mais diversos temas. Demos particular relevância às temáticas relativas aos valores (amizade, liberdade, família, ética desportiva, etc.) ou a expressão gráfica de uma ideia sobre o Mundo real ou imaginário em que vivemos (o que quero para a minha escola, o meu super-herói, uma cidade num planeta distante, etc.) com particular destaque para temáticas ligadas à Escola e ao quotidiano escolar.

A edição deste ano letivo, que estamos a desenvolver com o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e outros parceiros, tem como tema geral a Leitura e proporciona como sempre, perspetivas diferenciadas para os diferentes níveis de ensino e com ampla liberdade aos educadores e professores na sua contextualização em função dos alunos, dos programas escolares ou da comunidade em que a escola se insere. Contudo, queremos evitar abordagens em que a leitura se reduza à sua perspetiva utilitária em termos da aprendizagem escolar, relegando para segundo plano as suas funções lúdicas. Como afirma Teresa Calçada Comissária do PNL “se ler não for um prazer, não criamos verdadeiros leitores”. 

Para os mais novos (Educação Pré-escolar e 1.º CEB), propomos o tema “Sei uma história…” em que o desafio consiste na representação de momentos, personagens ou ações de uma história que escutaram ou leram num livro ou da emoção que sentiram quando a escutaram ou leram pela primeira vez. De alguma forma, podemos dizer que lhes pedimos uma sugestão de leitura para outros meninos e meninas. Aos alunos do 2.º CEB, propomos o tema “Cenas da Leitura” com uma abordagem mais centrada no ato de ler e na importância do mesmo como fonte de aprendizagem, do desenvolvimento do imaginário, de evasão e entretenimento. 

As duas abordagens não são exclusivas dos respetivos destinatários nem os temas do concurso são fechados. Surpreendam-nos com a V/ criatividade no âmbito da temática geral das histórias, da leitura e do prazer de ler.

Os melhores desenhos serão premiados com equipamentos tecnológicos (computadores portáteis, tablets, máquinas fotográficas digitais, etc.), livros, diplomas e um troféu. As Bibliotecas Escolares das Escolas/Agrupamentos serão também premiadas com livros oferecidos pela editora Gradiva. Os professores dos alunos premiados receberão também um troféu e lembranças.

Ficamos à espera dos V/ desenhos
Diretor do CCEMS e Comissária do PNL 2027 (PNL2027)

 

Leiria - 347 trabalhos
Resende - 297 trabalhos
Ílhavo - 296 trabalhos
Lisboa - 221 trabalhos
Oeiras - 210 trabalhos
Coimbra - 176 trabalhos
Oliveira de Azeméis - 161 trabalhos
Porto de Mós - 155 trabalhos
Alcochete - 150 trabalhos
Póvoa de Varzim - 144 trabalhos
Partilhe este conteúdo: