Parabéns a todos os participantes
Parabéns a todos os participantes

Artistas digitais - XVIII edição

 

Desde 2001 que desafiamos alunos, professores, educadores e encarregados de educação para a promoção da utilização criativa da tecnologia, através da elaboração de desenhos sobre os mais diversos temas. Demos particular relevância às temáticas relativas aos valores (amizade, liberdade, família, ética desportiva, etc.) ou a expressão gráfica de uma ideia sobre o Mundo real ou imaginário em que vivemos (o que quero para a minha escola, o meu super-herói, uma cidade num planeta distante, etc.) com particular destaque para temáticas ligadas à Escola e ao quotidiano escolar.

A edição deste ano letivo, que estamos a desenvolver com a Direção-Geral da Educação e outros parceiros, tem como tema geral a Cidadania Europeia e proporciona, como sempre, perspetivas diferenciadas para os diferentes níveis de ensino e com ampla liberdade aos educadores, professores e encarregados de educação na sua contextualização em função dos alunos, dos programas escolares ou da comunidade em que a escola se insere. Contudo, queremos evitar abordagens em que os conteúdos curriculares se reduzam à sua perspetiva utilitária em termos da aprendizagem escolar, relegando para segundo plano as suas funções lúdicas. Como afirma António Sérgio (Educação Cívica, 1982), "Para se aprender a cidadania é mesmo indispensável praticar a cidadania nos contextos de aprendizagem".

Para os mais novos (Educação Pré-escolar e 1.º CEB), propomos o tema “Ser Europeu é…” em que o desafio consiste na representação de uma, ou mais, dimensões inerentes à União Europeia, nomeadamente as dimensões civil, política e social. O que pedimos aos mais novos é que representem uma particularidade da Geografia, da História, da Arte, da Cultura, entre outros, de um Estado-Membro.
Aos alunos do 2.º CEB, propomos o tema “Valores da Cidadania Europeia” com uma abordagem mais centrada na Cidadania Europeia, a qual se articula em torno de um conjunto de direitos e deveres ( http://www.eurocid.pt).

As duas abordagens não são exclusivas dos respetivos destinatários nem os temas do concurso são fechados. Surpreendam-nos com a V/ criatividade no âmbito da temática geral da Europa e da Cidadania.

Os melhores desenhos serão premiados com equipamentos tecnológicos (computadores portáteis, tablets, máquinas fotográficas digitais, etc.), livros, diplomas e um troféu. As Bibliotecas Escolares das Escolas/Agrupamentos serão também premiadas com livros oferecidos pela editora Gradiva. Os professores dos alunos premiados receberão também um troféu e lembranças.

Ficamos à espera dos V/ desenhos
Diretor do CCEMS 

 

Leiria - 358 trabalhos
Oeiras - 310 trabalhos
Porto de Mós - 301 trabalhos
Lisboa - 185 trabalhos
Maia - 165 trabalhos
Armamar - 163 trabalhos
Torres Vedras - 132 trabalhos
Constância - 131 trabalhos
Alcochete - 118 trabalhos
Funchal - 115 trabalhos
Partilhe este conteúdo: