Artistas Digitais - XXI edição - 2021/2022 (NOVO)

Desde 2001 que desafiamos alunos, professores, educadores e encarregados de educação, na perspetiva da promoção da utilização criativa da tecnologia, através da elaboração de desenhos digitais, no computador/tablet/telemóvel, sobre os mais diversos temas. Nesse sentido, temos dado particular relevância às temáticas relativas aos valores (amizade, liberdade, família, ética desportiva, etc.) ou à expressão gráfica de uma ideia sobre o mundo real ou imaginário em que vivemos (o que quero para a minha escola, o meu super-herói, uma cidade num planeta distante, etc.) com destaque para temáticas ligadas à Escola e ao quotidiano escolar.

A edição deste ano letivo do concurso Artistas Digitais, a XXI, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe o tema "Cidades Verdes, Oceanos Azuis" para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos).

Considerando o estabelecido nos objetivos definidos pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, propomos o desenvolvimento do tema em torno dos domínios Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental. Ambos os domínios podem ser trabalhados ao longo de toda a escolaridade e vão ao encontro do interesse dos alunos mais jovens pela Natureza e pela preservação do meio ambiente, para além da sensibilização para esta temática ser uma necessidade premente.

No documento Educação para a Cidadania - Linhas orientadoras, pode ler-se:

“A Educação Ambiental/Desenvolvimento Sustentável, que pretende promover um processo de consciencialização ambiental, de promoção de valores, de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais. Neste contexto, é importante que os alunos aprendam a utilizar o conhecimento para interpretar e avaliar a realidade envolvente, para formular e debater argumentos, para sustentar posições e opções, capacidades fundamentais para a participação ativa na tomada de decisões fundamentadas no mundo atual.”

Mais de três quartos dos europeus vivem em zonas urbanas. O que a população urbana produz, compra, consome e deita fora, o modo como circula e os locais onde vive são aspetos que têm impacte no ambiente. Ao mesmo tempo, a maneira como uma cidade está construída também afeta o modo como os seus habitantes vivem. Os trabalhos a desenvolver, com os alunos e pelos alunos, podem traduzir medidas concretas a ser tomadas para tornar a sua cidade ou localidade sustentável, nomeadamente ao nível dos espaços verdes de lazer e, também, da redução da proliferação de plásticos, cujo destino será os cursos de água e os oceanos, indo ao encontro do tema “Cidades verdes, oceanos azuis”.

(Adaptado de https://www.eea.europa.eu/pt/sinais-da-aea/sinais-2014/entrevista/como-tornar-as-cidades-verdes)

Pretendemos que a participação neste concurso promova a reflexão em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens.

Os desenhos digitais devem abordar a temática recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares para computador ou tablet/telemóvel).

Não são considerados, para efeitos de Júri, os desenhos elaborados manualmente (papel) ou que, criados digitalmente, recorram a desenhos/formas pré-criadas (formas automáticas, cliparts, fotografias, outros que não sejam desenhados pelo autor do desenho).

Os desenhos vencedores serão premiados com equipamentos tecnológicos ou vales de compras, livros, diplomas e um troféu. Os professores dos alunos premiados receberão também um troféu e lembranças.

Consultem o regulamento do concurso (aqui) e surpreendam-nos com a vossa criatividade.

Prazo de envio dos desenhos: 31 de julho de 2022

Ficamos à espera dos vossos desenhos. 
Diretor do CCEMS 

Artistas digitais - XX edição - 2020/2021

Os nomes dos PREMIADOS da XX edição do concurso Artistas Digitais encontram-se disponíveis no menu "Concurso" >  "Premiados da edição 2020/2021". Parabéns aos Premiados/Distinguidos e a todos os que participaram!

Peso da Régua - 889 trabalhos
Leiria - 856 trabalhos
Lisboa - 693 trabalhos
Braga - 541 trabalhos
Oeiras - 422 trabalhos
Loures - 273 trabalhos
Coimbra - 260 trabalhos
Constância - 181 trabalhos
Armamar - 180 trabalhos
Sintra - 175 trabalhos
Partilhe este conteúdo: